Praia Preta / Ruínas do Lazareto

Praia Preta / Ruinas do Lazareto

Começando pela Praia Preta.

praia preta
Praia Preta.

Conhecida por este nome pelas suas areias pretas (monazíticas; que é um tipo de areia que possui concentração natural de minerais), fica bem próximo da Vila do Abraão. Seguindo pelo que chamamos de Circuito do Abraão, que passa pela Praia Preta, Ruinas do Lazareto (explicação logo abaixo), Aqueduto e Poção (que é uma piscina natural de água doce!).

pocao
Piscina Natural (Poção).

A Praia Preta se divide em duas partes, a primeira parte fica ao lado da estrada de acesso a praia, sendo a parte que se chega primeiro. Tem um rio que desagua na praia, que forma um laguinho doce, onde pode se banhar tranquilamente. E o outro lado da Praia, ou a segunda parte, que é onde se encontra as Ruínas do Lazareto, que fica mais reservada, e possui mais sombras para se ficar tranquilamente. É uma praia muito gostosa de se estar, com mar calmo e belezas naturais. Subindo ao lado das ruínas do Lazareto, pode se ter acesso a uma pequena trilha que leva ao Aqueduto e a piscina natural (poção).

Ruínas do Lazareto

ruinas-do-lazareto-perto
Ruínas do Lazareto (base com as celas).

Conhecido como Lazareto até hoje (Lazareto é o nome que se dá a um hospital ou instalação similar, mais ou menos isolado, onde as doenças infecciosas são tratadas. Historicamente utilizados para doenças como a lepra e tuberculose.), construído em 1884 para receber os enfermos que chegavam ao Brasil, e sendo postos ali em quarentena. Acreditava-se que o isolamento dos enfermos podia evitar as epidemias, que haviam pelo mundo por volta do século XIX, principalmente a cólera morbo que assolava a Europa , local de origem dos imigrantes que vinham para o Brasil. Local escolhido por DOM PEDRO II para a construção do Lazareto da Ilha grande, foi na Praia Preta, onde existia a Fazenda do Holandês. No qual DOM PEDRO II havia estado em sua visita anterior, no ano de 1863. O mesmo mandou construir o Aqueduto (construído em 1893) para abastecimento do Lazareto, que tinha vazão de 1000 (hum mil) Litros de água por hora. Construído com pedras esculpidas pelos escravos e óleo de baleia. Possui 125 metros de extensão e 30 metros de altura.

hqdefault
Aqueduto antigamente.

aqueduto
Aqueduto hoje.

Funcionou como Lazareto mais ou menos de 1886 a 1913, quando um congresso de sanitaristas, dentre quais participou o Doutor Oswaldo Cruz, sugeriu a desativação dos lazaretos, já que os mesmos não impediam as epidemias. Ficando assim desativado de 1913 até mais ou menos 1932 (durante esse período chegou a receber  poucas embarcações), que foi quando Getúlio Vargas, por conta da Revolução Constitucionalista de 1932, reabre o Lazareto (futuramente conhecido por Colônia Penal Cândido Mendes*) para funcionar como presídio de presos comuns, transferidos da Colônia Penal de Dois Rios, que já funcionava oficialmente desde 1903, pois o mesmo (Colônia Penal de Dois Rios) começaria a funcionar como presídio para os presos políticos. Pois em 1942 a Ilha de Fernando de Noronha, que na época tinha a função de abrigar os presos políticos, com a entrada do Brasil na Segunda guerra mundial, ao lado dos aliados, foi cedida ao Governo Americano como base Aero Naval. Passaram por lá (Colônia Penal Cândido Mendes, no antigo Lazareto) alguns personagens históricos, usando como exemplo Orígenes Lessa, que põe em um trecho de um de seus livros, a recordação que tem de sua chegada a ilha, em 19 de agosto de 1932. 

Lazareto 3a classe
Instituição Penal Cândido Mendes, Praia Preta.

Por volta do ano de 1954, o governador da época, Carlos Lacerda, transferiu de volta todos os presos comuns para a Colônia Penal de Dois Rios, que também passou a ter o mesmo nome do presídio que funcionava no antigo Lazareto, Cândido Mendes. Após a transferência, as instalações foram demolidas a tiro de canhão, ordenadas por Carlos Lacerda. Hoje restam apenas as ruínas da base, com longo muro de pedras, algumas celas e algumas colunas tomadas por raízes de árvores. E também as ruínas da antiga ponte/cais do antigo Lazareto. O aqueduto em si, ainda está inteiro, e pode ser visitado, tendo acesso ao lado do Poção (piscina natural).

lazareto-ilha-grande-3
Pintura Lazareto da Ilha Grande.

Em um próximo post, falarei sobre a Colônia Penal de Dois Rios, e o Presídio de lá também, que faz parte da história Brasileira até hoje.

*Cândido Mendes –  Cândido Mendes de Almeida foi um Advogado, Jornalista e Político Brasileiro, também Senador do Império do Brasil.

Fonte Imagens: Google

Criação por Marcus P. Mendes, com base na seguinte fonte:

Fonte: Livro “O Ambiente da ILHA GRANDE” (Organizadores Marcos Bastos e Cátia Henriques Callado) Rio de Janeiro: UERJ / CEADS (Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável) 2009. 562p.:il. Color.; 30cm

Revisão por Waldeck Tenório – Guia de Turismo e Turismólogo.

2 comentários em “Praia Preta / Ruínas do Lazareto”

Deixe um comentário