Gruta do Acaiá

GRUTA DO ACAIÁ

gruta-do-acaia
Placa da Gruta do Acaiá.

Abaixo do nível do mar se esconde a Gruta do Acaiá. Descendo por uma fenda, chega-se a um salão de 1 metro de altura, por 30 metros de comprimento, onde ao final da descida esconde-se uma das maravilhas da nossa querida Ilha, uma praia de pedra. O que mais chama atenção é a fluorescência que temos na água. Fenômeno este causado pela luz do sol, que ao chegar na areia do fundo do mar, reflete, voltando sua luminosidade para a água de dentro da gruta, deixando assim um feixe de luz, vezes esverdeado, vezes azulado. A beleza desta visão, é incomparável! Além desta visão maravilhosa, da tonalidade da água, ao afundar-se na mesma, podem ser vistos variados peixes, em seu habitat natural, como se fosse um aquário da natureza. É sensacional!
Mas vale lembrar que levar lanterna é essencial para enxergar dentro da gruta, pois a mesma é bem escura.

ilha-grande-gruta-do-acaia-1
Escada de acesso a Gruta do Acaiá.

Porém, para se ter acesso, é necessário descer por uma escada, e esgueirar-se até o fim da gruta. É um caminho bem estreito e difícil, e se sujar já é normal. Ao atingir a entrada, acima da escada, pode-se sentir o vento que vem de dentro da gruta, causado pelas ondas do mar. O vento as vezes chega a ser tão forte, que sai da gruta e balança até a folha das árvores próximas a entrada.
NÃO é nem um pouco recomendado tentar passar para o mar pela gruta em apneia, há sérios riscos de morte!!! Caso tenha vontade, contrate uma empresa de mergulho, e faça de um modo seguro!!
Acaiá em tupi-guarani significa “Sopro”. Nome designado a gruta talvez pelo vento causado pelas ondas do mar, na mesma.

mp7
Gruta do Acaiá, vista subaquática do aquário natural.

Pode-se chegar a Gruta do Acaiá de barco, ou caminhando pela trilha T7, que sai da Praia de Araçatiba, passando pela Praia Vermelha e Praia de Itaguaçu, até chegar a gruta.
É cobrado algo em torno de R$ 20,00 por pessoa, para acessar a gruta. Este valor é para manutenção da entrada, para que a mesma possa estar sempre revisada e segura para acesso.
Não recomendo para pessoas claustrofóbicas, por ser um ambiente bem fechado e escuro.
Na propriedade onde fica localizada a gruta, também há um sítio arqueológico, onde foram encontradas ossadas dos sambaquis*.

*Sambaquis vide o post História da Ilha Grande.

Fonte de imagens: Google 

Criado por Marcus P. Mendes

Revisado por Waldeck Tenório – Guia de Turismo e Turismólogo.

Deixe um comentário