FAROL DE CASTELHANOS

FAROL DE CASTELHANOS

A-Volta-na-Ilha-Grande-em-6-dias-Vista-do-Farol
Vista interna do Farol.

Um dos mais antigos faróis da costa brasileira, é o Farol de Castelhanos. Construído no século XIX e inaugurado em 1900, pelo então Presidente Campos Sales. Porém, só em 1923 que começou a funcionar com um sistema de iluminação importado da França. Inicialmente a iluminação era fornecida por gás acetileno e posteriormente gás butano. Hoje o sistema de iluminação principal, é um gerador a óleo diesel, com um bico de gás para casos emergenciais. Até os dias de hoje, o Farol de Castelhanos mantém seu projeto original, de técnica francesa, com mecanismos puramente mecânicos e lentes de cristal.

Localizado no extremo leste da Ilha Grande, sendo um local bem reservado, e mantendo uma exuberante natureza ao redor. A cúpula do farol tem aproximadamente 2 metros de diâmetro, onde encontram-se 3 pares de lentes de cristal e vidro. Com velocidade de 2RPM (rotações por minuto), que é causada por um peso, preso ao um cabo que aciona os mecanismos de engrenagens ao descer, a cada 3 horas. Pelo turno da noite, o faroleiro ergue o peso, por uma manivela, para que o farol continue girando a noite toda. Como se fosse dar corda em um relógio.

O farol é composto por uma torre de alvenaria, com 16 metros de altura, apresentando luz de grupo de 3 ocultações brancas, de 10 segundos de duração, numa altitude de 121 metros, com alcance de 27 milhas náuticas e setor de visibilidade de 238º (149º a 027º).

farol
Farol de Castelhanos.

O Farol de Castelhanos não é aberto para visitação. É necessário marcar uma visita na Capitania dos Portos da cidade de Angra dos Reis. Caso chegue sem ter marcado horário, não será permitida a entrada.

A área de castelhanos possui também uma praia de mesmo nome, Praia de Castelhanos, que é uma pequena praia, com cerca de 20 metros, tendo em sua faixa de areia muitas pedras. Possui algumas residências ao redor da praia, em um terreno em aclive, onde hoje em dia são apenas de veraneio. Até meados do século XX, habitavam pescadores e suas famílias.

Há alguns boatos que dizem que o morro de Castelhanos, onde hoje se encontra o farol, servia de observatório para piratas, na época do Brasil Colônia.

O acesso a praia e ao farol pode ser feito por trilha (T12), que tem saída da Praia de Pouso, seguindo pela trilha da Aroeira, ou também por barcos particulares, pois não há nenhum passeio que por ali pare. Porém para o acesso por trilha, sugiro a contratação de um guia local, pois como o caminho não é muito utilizado, pode se encontrar obstruído pela densa mata.

Farol-de-Castelhanos
Vista aérea do Farol.

Fonte de Imagens: Google

Criado por Marcus P. Mendes;

Revisado por Waldeck Tenório – Guia de Turismo e Turismólogo.

Deixe um comentário