PRAIA DO MORCEGO

DSC_0046[1]
Praia do Morcego.

 Segundo a lenda, um pirata espanhol chamado Juan Lourenzo, edificou onde hoje é conhecida como Praia do Morcego, a terceira casa de alvenaria da Ilha Grande,  para ser seu esconderijo e abrigo para seus tesouros. A Mansão do Morcego fica localizada em propriedade particular na Praia do Morcego. No altar da capela, que fica no interior da mansão, há uma pedra datada de 1629, que seria o ano da construção da mesma.

Mário Peixoto, cineasta da década de 30, adquiriu a propriedade por volta de 1938, na intenção de resgatar a história e transformar o local em uma espécie de museu. Com o fracasso da tentativa do museu,  Mário vende a propriedade e se muda para Angra dos Reis.
Porém, durante esta tentativa de transformar a propriedade em museu, Mário Peixoto reuniu um rico acervo de peças artísticas e esculturas, dentre elas peças de mobiliário, louças, estátuas, arte religiosa, entre outros. Além de rescontruir as ruínas da mansão.

A lenda conta que o pirata Juan Lourenzo, tinha mania de roubar de seus próprios comparsas, e após a pilhagem, enterrava tudo no terreno de sua casa, construída com pedras e banha de baleia. Porém, certo dia, o pirata espanhol foi surpreendido por seus ex-comparsas que o obrigaram a dizer onde ele havia escondido o ouro roubado. Assim que conseguiram obter a informação, o pirata foi morto. Quando chegaram ao local que Juan Lourenzo havia dito como esconderijo do ouro roubado, se deram conta de que foram enganados, pois não havia ali ouro algum. Juan Lourenzo costumava andar com um cajado, com um Morcego de Ouro na parte superior, e isto foi a única riqueza que seus ex-comparsas conseguiram obter, uma vez que já haviam assassinado o pirata.

Provável que este Morcego de Ouro da lenda, seja o motivo pelo qual a Praia e a Ilha em frente tenham o nome de Morcego (Praia do Morcego e Ilha do Morcego).

DSC_0051[1]
Ilha do Morcego – Enseada do Abraão.

A Mansão do Morcego foi tombada pelo Instituto Brasileiro de Patrimônio Cultural (IBPC) no ano de 1942.

DSC_0042[1]
Vista Panorâmica da Praia do Morcego.

A Praia e a Ilha do Morcego se encontram dentro da Enseada do Abraão, logo após a Praia do Abraãozinho.

 Para chegar a Praia do Morcego, deve se contratar o serviço de Taxi-Boat, uma vez que não há trilhas que ligam esta praia ao Abraão. A frente da praia, na Ilha do Morcego, é um bom local para a prática de snorkeling, contendo rica fauna marinha.

DSC_0050[1].JPG
Vista parcial da Ilha do Morcego.

Texto criado por Marcus P. Mendes.

Revisado por Waldeck Tenório – Guia de Turismo e Turismólogo.

Fonte de Imagens: Fonte própria – Fotos tiradas no dia 26/04/2018.

 

Deixe um comentário