SACO DO CÉU

sacodoceu_dest-1
Vista aérea do Saco do Céu.

Como o nome já diz, o Saco do Céu, é um Saco (pequena enseada), com uma abertura para a Enseada das Estrelas.  O mar costuma ser sempre calmo, e de noite é possível ver as estrelas refletidas na água, vindo daí a origem do nome Saco do Céu.

Boa parte do Saco do Céu é formada por manguezais, guardando ali boa parte da biodiversidade. Vive por ali, boa parte da vida marinha de crustáceos, ostras e outras conchas. Segue o nome de algumas praias do Saco do Céu: Praia do Saco, Praia do Galo, Praia de Dentro, Praia do Conrado, Praia da Caravela e Praia do Amor (reza a lenda de que, quem pular de mãos dadas ao seu amor nesta praia, ficará junto para sempre).

Por ali vivem muitos moradores, que em parte tem a pesca como principal atividade. Porém o turismo cresce forte, principalmente na área da gastronomia, sendo a ser considerado o local com os melhores restaurantes da Ilha Grande. A comunidade possui energia elétrica, mercado, escola municipal e posto de saúde.

SUPtours-Ilha-Grande-Bird-View_LowQ
Saco do Céu visto de cima.

O Saco do Céu é um ótimo lugar para atracação, pois o mesmo é abrigado por montanhas e morros, e assim mantém suas águas sempre tranquilas, recebendo veleiros e lanchas de diversos tamanhos, de todos os cantos do mundo.

Ótimo local para a prática de snorkel, pela abundante vida marinha e a tranquilidade de suas águas.

Falando um pouco da parte histórica, muitas fazendas de mão-de-obra escrava e moinhos (casas de farinha) se destacavam antigamente nesta região.

Além dos restaurantes, o Saco do Céu possui algumas opções de hospedagem.

Para o acesso ao Saco do Céu, tem de se pegar um barco, vindo de Abraão, ou pode se chegar por trilha também, pela trilha T2, partindo também de Abraão.

Texto criado por Marcus P. Mendes

Revisado por Waldeck Tenório – Guia de Turismo e Turismólogo.

Fonte de Imagens: Google

Deixe um comentário